Participe!!


pensador.info

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Facebook: os 5 erros que mais causam danos à carreira e à vida pessoal

0 comentários
Caras e Caros,

Neste artigo há dois pontos a serem observados:
1. A linguagem utilizada, onde vemos algumas diferenças em vocabulário, ortografia e expressões que mostra claramente a diferença entre o idioma falado no Brasil e outras nações lusófonas Muito rico.
2. As observações sobre s erros de uso do facebook..
Já falei algumas vezes, aqui, sobre a importância de tratarmos e utilizarmos o FB, assim como outras redes sociais, como o Linkedin, com esmero profissional e muito cuidado, pois a exposição é uma faca de dois gumes.
É claro que também utilizo o FB como forma de comunicação informal com amigos e parentes, mas sempre evito extrapolar certos limites, pois esta, definitivamente, não é uma ferramenta de privacidade, é justamente o oposto, nada é privativo. Se vc quiser dizer alguma coisa privada, e séria, diga-a pessoalmente e em voz baixa a quem vc quer comunicar, e não de outra forma. Não espere isto em um FB e, portanto, não se espante com consequências desastrosas de colar nossas opiniões na internet, pois uns vão gostar e outros não, e precisamos estar preparados para isso.
Destaco aqui o 1º erro citado, e não apenas o erro ortográfico, mas a comunicação escrita como um todo, as concordâncias, palavras estrangeiras, parágrafos, pontuação. Hoje, um dos itens que mais são notados em seleção de RH é a capacidade de se comunicar bem e utilizar o vernáculo de forma criativa, clara e correta, podemos até ter a liberdade de escrever, vez por outra, um internetês, mas é preciso saber o momento e a quem estamos nos dirigindo. SEMPRE REVISEM SEU TEXTO ANTES DE APERTAR O "ENTER"

Aproveitem o artigo deste Angolano.

Facebook: os 5 erros que mais causam danos à carreira e à vida pessoal

Actualmente o mau uso das redes sociais tem acarretado enormes consequências para os profissionais, estudantes e as corporações


Jonisio Salomao, 20 de novembro de 2014

iStock

Com o despontar da ciência e da tecnologia, as redes sociais têm, indubitavelmente, desempenhado um papel de grande relevância nas nossas vidas e das corporações. Desde o seu surgimento eclodiu uma série de questões e problemas que a cada dia vão se agudizando.

O seu mau uso tem atingido contornos alarmantes na sociedade e nas corporações, dando azo ao surgimento de crimes, burlas, publicidades enganosas, que acabam por afectar a produtividade de diversos profissionais. No entanto, com o objectivo de responder quais os erros mais comuns cometidos no Facebook, realizei uma breve enquete com perguntas abertas, sendo os resultados obtidos escalonados segundo o grau de votação:

1 - ERRO ORTOGRÁFICO foi o mais mencionado. Normalmente as pessoas ao escreverem os seus posts não têm antes o cuidado de analisar. Daí que grande parte das publicações efectuadas no Facebook apresentam sempre erros crassos. A língua vernácula está a desaparecer ou a morrer lentamente dando origem ao surgimento de uma outra.

2 - IDENTIDADE FALSA. Dariamente somos confrontados com pedidos de amizade sem saber com quem estamos a lidar. Actualmente devido à facilidade de uso de fotos de figuras públicas, a mesma está a servir de identidade falsa para muitos indivíduos que aproveitam a oportunidade para obterem dividendos, o que tem corroborado para o despoletar de crimes diversos.

3 - EXPOSIÇÃO À NUDEZ. Actualmente grande parte dos utilizadores facilmente expõem a sua nudez, sem saber das consequências que daí advêm. Hodiernamente, a maioria das corporações durante o seu processo de recrutamento utiliza as redes sociais para selecionar e avaliar potenciais candidatos. Portanto, tenha cuidado ao expor demasiadamente sua imagem. Pode custar muito caro.

4 - REVELAR A SUA LOCALIZAÇÃO. Nos dias de hoje, o índice de criminalidade está a ganhar contornos alarmantes. Diariamente, ouvimos histórias de raptos, desaparecimento de pessoas e até encontro marcados pelo Facebook, sem no entanto conhecermos a pessoa que se encontra do outro lado da tela. Por isso, nunca revele a sua localização ou aonde você pretende ir, pois estará dar possibilidades de tornar a sua segurança vulnerável.

5 - MANTER A REDE SOCIAL LIGADA ENQUANTO SE TRABALHA OU ESTUDA. Muitos dos profissionais e estudantes ultimamente, não sabem estabelecer prioridades e acabam por inserir o facebook como uma prioridade durante a sua jornada laboral ou estudantil.

A improdutividade pode ser entendida segundo as linhas de pensamento de Marx como aquele que não produz lucro ou seja pode ser considerado como um trabalho que não produz mais valia.

Logo quando não aproveitamos de uma forma racional o tempo, não conseguiremos alcançar os objectivos ou as metas definidas e paulatinamente sem darmos por conta a nossa produtividade vai baixando gradativamente, o que acaba por impactar no nosso rendimento ou o êxito pretendido durante um determinado período.

Contundo, ferramentas sociais possuem as suas vantagens e desvantagens, é imperioso saber fazer o seu uso de uma forma racional e justa, por isso estabeleça horas ou períodos para aceder as redes sociais, preferivelmente as horas mortas, pois sem querer, muitas das vezes nos tornamos dependentes das redes sociais, o que normalmente acaba por afetar as pessoas que se encontram ao nosso arredor.

Os profissionais devem saber tirar o proveito das ferramentas ao seu dispor. Por isso, estabeleça prioridades e cumpra com os seus objectivos e melhore a sua produtividade.




--