O sentido desse termo designa, em geral, o conjunto de capacidades e aptidões que habilitam alguém para uma multiplicidade de decisões e desempenhos sociais no campo do trabalho.
Apesar da noção de competência não ser nova, seu uso cada vez mais difundido nos discursos educacionais, científicos e sociais é relativamente recente e nos leva a inquirir sobre a significação do seu emprego.
O sentido desse termo designa, em geral, o conjunto de capacidades e aptidões que habilitam alguém para uma multiplicidade de decisões e desempenhos sociais. Seu significado no âmbito da formação para o trabalho do professor está intimamente ligado ao desempenho e à eficiência, existindo uma tendência em substituir outras noções que antes prevaleciam como saberes e conhecimentos.
Essa amplitude semântica evidencia diversidade de significação, gerando incertezas na conceituação geral. Às vezes o termo competência remete a capacidade, outras vezes à habilidade, ao conhecimento, às atitudes e ao desempenho.
Aqui vou citar uma relação de competências e habilidades básicas que permeiam o espaço desejado pelo profissional de qualquer área, como a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para o exercício de uma situação relacionado ao mundo do trabalho.
Profissional competente:
1) É ter conhecimento profundo daquilo que ensina ou trabalha; ninguém é livre sem conhecimento, sem consciência;
2) É orientar e enriquecer os caminhos transitados, e não achar que tem o poder vital da situação;
3) É ter um coração que se emociona diante de cada situação problema que encontra em sala de aula;
4) É ter criatividade, imaginação para sugerir sempre;
5) É compreender todas as variações do ser humano;
6) É compreender que somos o resultado da época, do meio, da família;
7) É não ficar triste diante dos desenganos;
8) É ser poeta para inspirar;
9) É ser simples e ao mesmo tempo audacioso;
10) É saber ouvir, é ser fino, delicado, compreensível nas suas relações;
11) É ter uma força profunda para se erguer diante de uma dificuldade;
12) É saber que precisa estar em continuo aperfeiçoamento;
13) É ser ético e acreditar que é possível ter uma vida humana, com boas relações com outros seres humanos;
14) É estar sempre alegre, e demonstrar que viver é maravilhoso; É não duvidar das virtudes e das crenças de seus semelhantes;
15) É se relacionar bem com os sujeitos e compreender o comportamento do ser humano, tanto no plano individual, como no plano social;
16) É estar tranquilo com a sua consciência;
17) É saber deixar o mau humor na calçada do seu local de trabalho;
18) É gostar do novo, das pessoas;
19) É ter um ideal;
20) É saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada pessoa;
21) É ser capaz de reconhecer seus erros;
22) É ter liberdade, mas agir de acordo com os valores da nossa sociedade;
23) É saber valorizar a importância do conhecimento;
24) É saber utilizar a capacidade de pensar.
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