Participe!!


pensador.info

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

0 comentários

Comentário do Sr. Paulo Piva, participante do grupo do Linkedin. 

(os grifos em vermelho são meus)

LinkedIn Groups

Nobres Guerreiros!

Seguem algumas dicas que acredito possa nos ajudar:

Em geral, a carta de apresentação não é lida. As informações importantes estão no currículo.

Quando estamos disputando uma posição esta pode ser fechada antes que todos os currículos sejam lidos, principalmente se você tiver um contato, uma ajuda considerável. (portanto, como já disse a vocês, tratem da manutenção de suas redes sociais com profissionalismo. Nunca sabemos qdo será necessário acessá-la)


No currículo não mencione a sua idade, ainda existe o preconceito.

Não faça do seu currículo um testamento. Tente manter uma página e uma folha de referências, não reduza o tamanho da letra. Isso irá fazer com que o empregador perca o interesse de ler. Currículo tem de ser curto no máximo três paginas.

Não precisa e não deve ter cor ou foto.


Papéis coloridos e uso de negrito em tempos de cuidados com o meio ambiente não são bem- vindos. Bordas também não. Fica confuso.

Hoje, o computador lê os currículos e classifica todos os dados a partir de palavras – chave. Quanto mais o canditado disponibilizar informações corretas a respeito de si e elas coincidirem com a descrição do emprego, mais chance terá de ser chamado.


NA ENTREVISTA:

Se você é um candidato e o entrevistador gosta de falar muito, entre na conversa, mostre estar em sintonia com ele. Você vai mostrar que é um ótimo ouvinte.

Algumas empresas evitam contratar mulheres com filhos pequenos, mas não dizem isso abertamente. Podem perguntar em quanto tempo ela espera aumentar a família, como está esse momento de sua vida, pedir que faça uma frase envolvendo família e emprego...Se sentirem que ela não tem uma estrutura de apoio, em geral não ocorrerá a contratação.


Quem tem uns quilinhos a mais e está empregado vai começar a ser convidado a participar de campanhas de fitness ou receber sugestões de dietas de emagrecimento. Os que estiverem sem emprego vão perceber que ficará cada vez mais difícil conseguir uma vaga. Pode parecer discriminação, e é mesmo.


Jamais deprecie as empresas ou pessoas com quem já trabalhou. Manter uma postura ética é vital para o sucesso. Se o motivo da saída foi delicado ou espinhoso, diga apenas que saiu por possuir idéias distintas. Caso ainda esteja trabalhando, diga que quer crescer profissionalmente.


Celular tocar numa entrevista é fatal. Não basta colocar no modo silencioso. Tem de estar des-li-ga-do!

Quando o entrevistador chegar, levante-se, olhe diretamente nos olhos dele e o cumprimente com um firme aperto de mão. Entrevistadores odeiam aperto de mão mole ou fraco. Muitos candidatos são excluídos nesse momento.


A partir do momento em que cruza a porta, você está sendo avaliado. As expressões que usa ao falar e a maneira de se portar na sala de espera também contam.

Chegar a uma entrevista e mostrar desconhecimento sobre a empresa demonstra descaso.

Chegar atrasado nunca pega bem. Se estiver atrasado ligue para avisar ou remarque, ou então rezem para os outros estarem mais atrasados ainda, porque isso conta! Se foi demitido, só conte ser for perguntado. Diga apenas que foi uma reformulação, dificilmente será checada essa informação.


Não troque o nome do entrevistador,

Dê respostas curtas um minuto cada uma, no máximo. Se o entrevistador quiser saber mais, vai perguntar. Muita gente se perde quando o entrevistador diz: Fale um pouco sobre si: “Fale um pouco sobre si mesmo”. Alguns candidatos começam pelo dia e que a mãe engravidou. “


Persistência demais atrapalha. Não pode ligar no dia seguinte à entrevista. Se continuar insistindo, pode acabar eliminado do processo da seleção.

Conheça a cultura da empresa. Se ela for formal, vista-se dessa maneira e trate o entrevistador com formalidade. Mas se for informal, tente demonstrar descontração.

É sempre bom se preparar, ver o site da empresa, ver se conhece alguém que trabalha lá e descobrir o jeitão de quem vai entrevistar você.

Sucesso e Felicidade para todos nós que estamos no mesmo barco.
Posted by PAULO PIVA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

0 comentários

EMERGIA – o início da sua contabilidade socioambiental

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Já ouviu falar em Emergia? 

Pois bem, segundo Ortega (2003), “Emergia é a energia gasta pela Biosfera (conjunto de todos os ecossistemas para nomear partes da estrutura interna da Terra, tais como litosfera (sólidos), atmosfera (gases) e hidrosfera (águas)) para produzir recursos. Esta energia pode ser externa ou interna, renovável ou não renovável”

Em outras palavras, trata-se da energia incorporada a um recurso durante o seu processo de criação. De acordo com Odum (2000), para representar produtos e serviços considerando aspectos econômicos e ambientais eficientemente, é necessário transformar todos os fatores em uma unidade comum, denominada energia solar equivalente, ou emergia ou então, contabilidade socioambiental.

O primeiro passo para a realização da análise emergética consiste na representação gráfica do sistema de produção, uso e reciclagem de materiais. O segundo passo, consiste desmembrar  cada etapa do processo e quantificá-lo considerando recursos, energia, trabalho entre outros. Após estas etapas, a contabilidade ambiental é realizada, seguida pela avaliação de sustentabilidade com base nos indicadores encontrados.

Sabemos que o meio ambiente é simultaneamente fonte de materiais, energia, água e outros recursos, e recebe, em contrapartida, resíduos dos sistemas produtivos sob diversas formas. Portanto, ao mesmo tempo em que fornece recursos, o meio ambiente também realiza trabalho para os  sistemas produtivos, por exemplo, a reciclagem e a reabsorção destes resíduos. Por este motivo, é fundamental que os indicadores de sustentabilidade considerem as relações entre o meio ambiente e a dinâmica industrial, seus produtos, subprodutos, valores, força de trabalho, valor agregado, dentre outros fatores.

A análise dessas relações permite a contabilidade não somente da performance socioambiental (meio ambiente e pessoas) de um determinado sistema, mas também da competitividade do sistema estudado.

O reaproveitamento dos resíduos industriais é uma das formas que as empresas vêm utilizando para se adequarem às novas demandas ambientais da sociedade. Sua adoção é atraente aos empresários, uma vez que pode resultar em redução de custos e, até mesmo, melhorias nos processos.

Postado por BIOTERA - Inteligência Sustentável nos Negócios às 03:26

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

0 comentários
"Nenhuma sociedade quer que você se torne sábio. Isso é contra o investimento de todas as sociedades.

Se as pessoas se tornarem sábias elas não poderão ser exploradas. Se forem inteligentes elas não podem ser subjugadas. Elas não podem ser forçadas a levar uma vida mecânica para viverem feito robôs.

Elas irão se afirmar, irão afirmar a individualidade delas, irão ter a fragrância da rebeldia ao redor delas.

Elas vão querer viver em liberdade. A liberdade chega intrinsecamente com a sabedoria, são inseparáveis. E nenhuma sociedade quer que as pessoas sejam livres.
A sociedade comunista, a sociedade fascista, a sociedade capitalista; os Hindus, os Cristãos, os Maometanos. Nenhuma sociedade gostaria que as pessoas usassem suas próprias inteligências, pois no momento que começam a usar suas próprias inteligências elas se tornam perigosas.

Perigosas para o sistema, perigosas para aqueles que estão no poder. Um perigo para todo tipo de opressão, exploração, repressão. Perigosas para as igrejas, perigosas para os estados, perigosas para as nações.

Na verdade, o sábio é uma chama viva, incandescente. Ele vai preferir morrer do que ser um escravo."
[Osho]

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

0 comentários

A Importância da Administração para as mais Diversas Profissões

A Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Sem ela as organizações em geral e as empresas e empreendimentos em particular não alcançariam suficiente competitividade e sustentabilidade no dinâmico, competitivo e complexo mundo dos negócios de hoje.

A função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.

A Administração de Empresas de maneira eficiente e eficaz é considerada como a chave para que empresários, comerciantes e profissionais liberais obtenham sucesso em seus empreendimentos. Qualquer pessoa que de algum modo envolva-se no mundo dos negócios, oferecendo bens ou serviços no cenário atual da economia mundial, necessita ter conhecimentos de administração, principalmente neste mundo moderno, globalizado e complexo. A base da Administração de Empresas parte do pressuposto de que se deve percorrer caminhos almejando um retorno satisfatório do investimento, otimizando processos, maximizando lucros, minimizando custos e riscos, de forma a alcançar ou até sobrepor as metas estipuladas.


Empresários, donas de casa e prefeitos têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão mais próximas do que aparentam: todos desempenham tarefas em função de um grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar. Este é o trabalho do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.

Lidar com dinheiro e equilibrar orçamentos de forma competente exige um bom gerenciamento. A função do administrador é tão importante que, há quatro décadas, foi reconhecida como profissão no Brasil. No meio acadêmico, é um curso que está presente em diversas faculdades e universidades do país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do portal de ensino Universia Brasil, de 1991 até 2004 o número de alunos matriculados em cursos de administração triplicou, e hoje passa de meio milhão de matriculados em todo o País.