Comentário do Sr. Paulo Piva, participante do grupo do Linkedin.
(os grifos em vermelho são meus)
LinkedIn Groups
- Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
- Discussion: EMPRESAS QUE CONTRATAM PROFISSIONAIS ACIMA DOS 50 ANOS
Seguem algumas dicas que acredito possa nos ajudar:
Em geral, a carta de apresentação não é lida. As informações importantes estão no currículo.
No currículo não mencione a sua idade, ainda existe o preconceito.
Não faça do seu currículo um testamento. Tente manter uma página e uma folha de referências, não reduza o tamanho da letra. Isso irá fazer com que o empregador perca o interesse de ler. Currículo tem de ser curto no máximo três paginas.
Não precisa e não deve ter cor ou foto.
Papéis coloridos e uso de negrito em tempos de cuidados com o meio ambiente não são bem- vindos. Bordas também não. Fica confuso.
Hoje, o computador lê os currículos e classifica todos os dados a partir de palavras – chave. Quanto mais o canditado disponibilizar informações corretas a respeito de si e elas coincidirem com a descrição do emprego, mais chance terá de ser chamado.
NA ENTREVISTA:
Se você é um candidato e o entrevistador gosta de falar muito, entre na conversa, mostre estar em sintonia com ele. Você vai mostrar que é um ótimo ouvinte.
Algumas empresas evitam contratar mulheres com filhos pequenos, mas não dizem isso abertamente. Podem perguntar em quanto tempo ela espera aumentar a família, como está esse momento de sua vida, pedir que faça uma frase envolvendo família e emprego...Se sentirem que ela não tem uma estrutura de apoio, em geral não ocorrerá a contratação.
Quem tem uns quilinhos a mais e está empregado vai começar a ser convidado a participar de campanhas de fitness ou receber sugestões de dietas de emagrecimento. Os que estiverem sem emprego vão perceber que ficará cada vez mais difícil conseguir uma vaga. Pode parecer discriminação, e é mesmo.
Jamais deprecie as empresas ou pessoas com quem já trabalhou. Manter uma postura ética é vital para o sucesso. Se o motivo da saída foi delicado ou espinhoso, diga apenas que saiu por possuir idéias distintas. Caso ainda esteja trabalhando, diga que quer crescer profissionalmente.
Celular tocar numa entrevista é fatal. Não basta colocar no modo silencioso. Tem de estar des-li-ga-do!
Quando o entrevistador chegar, levante-se, olhe diretamente nos olhos dele e o cumprimente com um firme aperto de mão. Entrevistadores odeiam aperto de mão mole ou fraco. Muitos candidatos são excluídos nesse momento.
A partir do momento em que cruza a porta, você está sendo avaliado. As expressões que usa ao falar e a maneira de se portar na sala de espera também contam.
Chegar a uma entrevista e mostrar desconhecimento sobre a empresa demonstra descaso.
Chegar atrasado nunca pega bem. Se estiver atrasado ligue para avisar ou remarque, ou então rezem para os outros estarem mais atrasados ainda, porque isso conta! Se foi demitido, só conte ser for perguntado. Diga apenas que foi uma reformulação, dificilmente será checada essa informação.
Não troque o nome do entrevistador,
Dê respostas curtas um minuto cada uma, no máximo. Se o entrevistador quiser saber mais, vai perguntar. Muita gente se perde quando o entrevistador diz: Fale um pouco sobre si: “Fale um pouco sobre si mesmo”. Alguns candidatos começam pelo dia e que a mãe engravidou. “
Persistência demais atrapalha. Não pode ligar no dia seguinte à entrevista. Se continuar insistindo, pode acabar eliminado do processo da seleção.
Conheça a cultura da empresa. Se ela for formal, vista-se dessa maneira e trate o entrevistador com formalidade. Mas se for informal, tente demonstrar descontração.
É sempre bom se preparar, ver o site da empresa, ver se conhece alguém que trabalha lá e descobrir o jeitão de quem vai entrevistar você.
Sucesso e Felicidade para todos nós que estamos no mesmo barco.
Posted by PAULO PIVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário