Participe!!


pensador.info

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Corinthians lança relatório de sustentabilidade e presta contas com a torcida


por Redação da Envolverde
n76 Corinthians lança relatório de sustentabilidade e presta contas com a torcida

O Sport Club Corinthians Paulista apresentou nesta terça-feira (14), pelo quinto ano consecutivo, seu relatório de sustentabilidade. O time foi o primeiro no mundo a utilizar as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que tem o intuito de desenvolver um padrão para empresas e organizações divulgarem informações econômicas, sociais e ambientais sobre a sua gestão. O documento evidenciou o desempenho do clube que fechou 2012 com faturamento de R$ 358,5 milhões, 23% superior a 2011. Sendo R$ 324,7 milhões gerados sem a transferência de atletas.

"Nosso clube saiu na frente fazendo um relatório símbolo de transparência. A base para uma gestão sustentável é a dimensão econômica. Sem ela, não há futuro. Trabalhamos nestes últimos anos fortalecendo a gestão financeira, sem descuidar da dimensão social, exemplificada no fortalecimento do relacionamento com os nossos públicos, principalmente com a torcida. Esperamos servir de exemplo para outros times prestarem contas à sociedade", ressalta o diretor de finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva.
A ideia de divulgar os gastos e ganhos do Corinthians surgiu justamente em uma das piores fases atravessadas pelo clube, logo após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, no fim de 2007.

Ainda de acordo com Raul Corrêa, o relatório se baseia em alguns pilares: "Respeito à identidade, cultura, diferenças, tradições, valores da nação, envolvimento da torcida com o time e com o clube"

O documento foi publicado com versões em português, inglês e espanhol e está disponível no site oficial do clube.

Atualmente, o Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro, tendo sido o único a ultrapassar a barreira dos bilhões neste quesito. De acordo com estudo feito em 2013, a marca valeria R$ 1,1 bilhão. A análise atribui 50% da força do Corinthians à sua torcida, 19% ao mercado e 31% às receitas.

O relatório cita ainda os projetos de responsabilidade social realizados pelo clube, entre eles está o Chute Inicial: Rede de escolas licenciadas pelo clube que tem a finalidade de aplicar a metodologia do esporte ao maior número de crianças e adolescentes, oferecendo também bolsas aos de maior vulnerabilidade social; o Sangue Corinthiano: uma campanha com o propósito de promover o "Dia de Corinthiano Doar Sangue", com o intuito de conscientizar os torcedores sobre a importância da doação de sangue; a Campanha Doe Um Gol em parceria com a Fundação Abrinq: lançada em 2012, a campanha tem o propósito de conscientizar as gestantes sobre a importância da realização do exame pré-natal. Diante disso, os jogadores do time posam para fotos com uma bola embaixo da camisa simulando uma gravidez.

(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: