Participe!!


pensador.info

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Inovação: válvula propulsora da economia

Empreender é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um país, fundamental para a concepção de oportunidades de trabalho, além de ser uma válvula propulsora da economia

Marco Stefanini, www.administradores.com.br, 19 de maio de 2013 
Vivemos em um mundo globalizado onde ocorrem crescentes transformações tecnológicas. Em meio aos avanços cada vez mais notórios que atingem a população em âmbito global, o empreendedorismo se destaca como forma de reger os negócios de maneira inovadora. 

Empreender é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um país, fundamental para a concepção de oportunidades de trabalho, além de ser uma válvula propulsora da economia. As atividades empreendedoras impulsionam não só o sistema econômico, como trazem importantes transformações e crescimentos sociais.

O conhecimento para promover inovações encontra-se em qualquer lugar da rede de valor da organização e no mundo globalizado. Empreender está ligado ao ato de inovar. Estar no comando de uma das principais provedoras globais de soluções de tecnologia, me faz enxergar a inovação como um aliado importante na diferenciação da nossa oferta de serviços. 

A 11ª edição da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), revelou que o Brasil alcançou em 2010 a maior taxa de empreendedorismo entre países membros do G20 (grupo que integra as maiores economias do mundo) e do Brics.

O país registrou o melhor resultado dos 11 anos em que participa da pesquisa, com a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA): 17,5% da população adulta (18 a 64 anos). Ou seja, 21,1 milhões de brasileiros exerceram atividade empreendedora. Isso mostra que, ao longo dos anos, as características da dinâmica empreendedora vêm se consolidando a partir de perspectivas variadas. 

O termo empreendedorismo é constantemente associado à prática de negócios, criação ou administração de uma empresa ("empreendimento"). Mas empreender vai muito além disso. Apenas abrir um negócio e gerenciá-lo não é ser empreendedor. Entendo que ser empreendedor está diretamente ligado à inovação e que o "dna"  da inovação pode também ser adquirido ou desenvolvido. 

Ser visionário, inovador, saber tomar decisões, explorar oportunidades e ser bem relacionado (networking), são algumas das inúmeras características do empreendedor e dentro desse contexto, nosso investimento em inovação sempre acompanhou a trajetória de sucesso da empresa. 

Buscamos apresentar um diferencial em nossos serviços, um novo olhar para o que já existe, para que, assim, possamos encontrar soluções inovadoras. Investimos fortemente em inovação, possuímos dois núcleos direcionados à inovação, localizados no Porto Digital (Recife) e Sorocaba (interior de São Paulo). Além disso, fomentamos a inovação nos 30 centros globais de desenvolvimento de soluções em tecnologia, espalhados nos 31 países que atuamos. 

A miscigenação cultural nos favorece como nação que tem no seu "gene" a criatividade e a capacidade de se adaptar aos mais diversos cenários. Esse espírito, aliado ao apoio do Governo - que se torna imprescindível para a consolidação desses conceitos - favorecem o nosso posicionamento em âmbito global  e projetam o Brasil como oportunidade de investimento. 

Marco Stefaninié fundador e CEO Global da Stefanini, terceira empresa nacional mais internacionalizada e uma das principais provedoras globais de soluções de tecnologia.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter

Nenhum comentário: