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quarta-feira, 14 de maio de 2014

As 10 principais características do gestor público moderno

Segundo o professor Paulo Vicente Alves, do programa Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, existem ainda cinco tipos de liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e situacional

Redação, www.administradores.com, 12 de maio de 2014, às 16h06
Thinkstock

Uma característica vital é delegar poder à equipe
O líder é fundamental para uma gestão pública moderna e eficiente. É ele quem conduz a equipe para o alcance dos resultados esperados por sociedade e governos. Quais devem ser as características deste líder para que consiga entregar resultados com eficiência?
Segundo o professor Paulo Vicente Alves, do programa Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, existem cinco tipos de liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e situacional. "O ideal é o líder possuir características comuns a todos esses tipos de liderança, como a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo diálogo com a equipe e a atitude decisória quando se fizer necessária", destaca.


Técnica

Gestor de perfil técnico, com profundo conhecimento da área em que atua. É pragmático.

Carismática

Admirado pelo carisma, pela capacidade de estabelecer conexões com as pessoas da equipe e motivá-las por resultados.

Democrática

Gosto pelo consenso, pelo diálogo com a equipe para fundamentar as decisões. É colaborativo.

Autoritária

                                                        Centralizador, geralmente enérgico, concentra em si todo o poder e atua verticalmente, sob forte hierarquia. Só ele decide.

Situacional

Possui as características comuns a todos os tipos de liderança, empregando-as conforme a necessidade e o ambiente de trabalho em que está.

Outra característica vital é delegar poder à equipe. "Há o mito do super-herói no setor público, aquele que acumula as decisões, que é a referência para os demais, porém o gestor público moderno precisa horizontalizar o trabalho e dar mais poder à equipe, motivando-a e ao mesmo tempo cobrando resultados", explica Paulo Vicente.

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Ser líder do setor público requer ainda serenidade para lidar com as pressões de prazo (entrega de relatórios, editais, licenças etc) e possíveis situações de crise, avaliando cenários e tomando as decisões com o suporte da equipe. "A atitude decisória é dele, ainda mais em situações extremas, quando mais se precisa do líder", diz Alves. A organização no trabalho e o foco constante nos resultados são outras qualidades imprescindíveis para o gestor público. "O caráter nacionalista pode ser uma ferramenta útil para o gestor conscientizar a equipe sobre a importância daquele trabalho para o país, porém não deve ser exagerado sob pena de cair no lugar comum e acabar gerando antipatia", conclui o professor.


Credibilidade técnica

Carismático

Motivador

Gosto pelo diálogo

Atitude decisória

Empoderamento ("delegar")

Serenidade em situações extremas

Organização

Foco em resultados

Caráter nacionalista (sem exageros)

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