As 10 palavras que você deve evitar no currículo
Montar um currículo não significa simplesmente gastar alguns minutos para inserir todas as informações sobre sua vida profissional no computador. O currículo mostra o tipo de profissional que você é. Por isso deve ter informações precisas e coerentes para que o selecionador não se perca no meio da leitura.
Segundo a rede profissional LinkedIn, algumas palavras por serem tão utilizadas já se tornaram clichês na hora de procurar um emprego e podem "enfraquecer" suas chances de ganhar a vaga.
No de 2014, nos perfis dos seus mais de 300 milhões de usuários, a palavra "responsável" é o termo mais utilizado pelos brasileiros. Seguido por estratégico e criativo. As palavras "organizado", "engajado" e "perfeccionista" também despontam como mais escritas.
Para o gerente sênior de comunicação do LinkedIn, Fernanda Brunsizian, isso mostra uma tendência dos brasileiros – e dos latinos em geral – em explicar muito suas funções no trabalho em vez de focar em resultados alcançados.
Já no mundo, as palavras mais utilizadas são "motivado" e "apaixonado". Confira a lista das palavras mais utilizadas:
1º Responsável
2º Estratégico
3º Criativo
4º Sólida experiência
5º Extensa experiência
6º Experiência Internacional
7º Especializado
8º Planejamento estratégico
9º Apaixonado
10º Motivado
PARA MONTAR UM CURRÍCULO
1. Antes de tudo, reserve tempo para preparar o currículo - não pense que para ficar bom ele pode ser feito em alguns minutos.
2. Tenha em mãos todos os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos em que participou - isso torna a organização de idéia mais fácil e auxilia a sua memória.
3. Tenha em mente qual é seu objetivo com esse currículo - atirar para todos os lados não dá resultado nenhum, portanto direcione as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar.
4. Procure escrever numa linguagem clara. Revise várias vezes para evitar erros de português - isso mostra domínio da comunicação e habilidade de escrita.
5. Evite o uso de linguagem ou termos muito formais - o excesso pode ofuscar detalhes importantes.
6. Procure dar destaque somente a dados pessoais e profissionais importantes e de relevância para o cargo que está pretendendo - isso mostra sua capacidade de discernimento.
7. Pesquise o mercado de trabalho na área em que pretende atuar para se atualizar sobre salários, exigências e novidades. Assim você poderá se preparar para oferecer sempre em seu currículo a resposta aos requisitos solicitados pelos empregadores.
(DOL)
Endereço da página:
http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=318017
Endereço do site:
http://www.diarioonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário