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sexta-feira, 28 de março de 2014

Professor da Harvard questiona memorização e apresenta método motivador de ensino

Em palestra no Insper, Eric Mazur defende mais prática, questionamento e interatividade em sala de aula 
Você consegue imaginar uma sala de aula em que o aluno pede para o professor parar de falar durante cinco minutos para que ele possa pensar? Ou que ele repita os últimos 15 minutos de aula para que o estudante possa assimilar melhor o conhecimento? Pois para o professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, a falta desse momento de assimilação é o motivo pelo qual o aprendizado não é tão efetivo em salas de aula mundo afora.

Em palestra no Insper nessa sexta-feira, 21, o educador provocou a plateia ao expor, de forma prática e descontraída, exemplos de como a educação pode ser feita de uma maneira diferente, mais estimulante e, como resultado, mais efetiva. "O ato de memorizar algo faz de mim um cidadão melhor?" ele questionou, na tentativa de demonstrar como os professores precisam focar em maneiras de fazer com que os jovens aprendam a pensar sozinhos. "Precisamos educar estudantes para resolver problemas que ainda não existem", disse. Segundo Mazur, a não ser que o estudante consiga transferir o que aprendeu de um contexto para um outro novo, ele não aprendeu de fato.

Exemplo disso, segundo ele, é que no processo de educação há duas fases, a transferência da informação e a assimilação da mesma. E não faz sentido que a primeira, que é mais fácil, seja feita dentro da sala de aula enquanto a outra, mais difícil, é deixada por conta dos alunos para ser feita fora da classe. "Não é irônico que deixemos a parte fácil para ser feita no precioso e curto tempo que temos na sala de aula com eles, enquanto deixamos eles fazerem a parte difícil sozinhos?", questiona Mazur.

Peer instruction
Com base nisso, o especialista mostrou o método utilizado por ele em suas aulas, a peer instruction. Parecida com a sala de aula invertida (ou flipped class), em que os alunos primeiro estudam o conteúdo em casa e depois assimilam de forma prática na sala de aula com o auxílio do professor, a metodologia de Mazur consiste em fazer com que os alunos ensinem o conteúdo uns aos outros na sala de aula e depois se aprofundem com a ajuda do educador.

Assim, ele primeiro expõe o assunto brevemente, questionando os alunos sobre o tema proposto. Então os estudantes devem responder, cada um com um aparelho que funciona como um controle remoto, a resposta que consideram correta. Em seguida, o professor dá alguns minutos para que eles conversem com colegas que responderam algo diferente deles, para que um argumente para o outro sua resposta, mantendo ou mudando sua opinião e votando novamente em qual consideram correta. 
Segundo Mazur, o nível de acerto é muito maior depois desse processo, e os alunos entendem melhor o assunto proposto e também assimilam mais o conhecimento. Além disso, o método de questionar e tentar descobrir por conta própria qual é a resposta é muito mais estimulante do que o professor falando e transmitindo conhecimento. "É incrível como você consegue ligar novamente a curiosidade desses alunos", diz Mazur.

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