Por Breno Dias Pinheiro
Uma redação bem aceita pelo público precisa ser clara, direta e cumprir o
objetivo proposto, seja conscientizar, informar ou até mesmo emocionar o
leitor.
Ter seu texto aceito pelos leitores é um
desejo de todo escritor. Para alcançar esse objetivo, ele passa horas e
horas na frente da tela do computador (ou da folha de papel),
procurando as palavras que melhor expressam o seu ponto de vista. Assim,
parágrafos e palavras são escritos, modificados ou apagados para que a
mensagem seja bem compreendida pelos seus destinatários.
Uma redação bem aceita pelo público
precisa ser clara, direta e cumprir o objetivo proposto, seja
conscientizar, informar ou até mesmo emocionar o leitor. Não existe uma
receita de bolo que fará seu texto ser bem-querido, mas algumas dicas
podem colaborar para isso. Selecionamos cinco dicas para uma redação de
sucesso.
Situe o leitor – Muitos
dos seus leitores podem não estar antenados sobre o assunto que você
está abordando. Então, é necessário situá-lo, incluindo informações que
serão importantes para a compreensão do seu texto. Uma dica bastante
válida é dedicar o primeiro parágrafo para introduzir e recapitular o
assunto que será discutido.
Cuide a linguagem – Se
for dirigido para um público que não tem costume de leitura ou é leigo
no assunto tratado, seu texto deverá ser escrito de forma clara e
simples. “Encher a linguiça” para aumentar o tamanho da sua redação ou
para parecer que você escreve difícil deve ser uma tática descartada.
Exclua, também, os termos técnicos utilizados em sua área de atuação.
Eles somente são eficientes para seus colegas de trabalho.
Procure fontes confiáveis
– Os achismos, do tipo “eu acho que”, “na minha humilde opinião” ou “eu
penso que”, devem ser evitados ao máximo. Procure utilizar argumentos
de fontes confiáveis (e que estejam atualizadas) em sua redação. Mesmo
que escreva para expor sua opinião, procure expor seus argumentos na
terceira pessoa.
Seja cortês – A
cortesia deve ser sua aliada na hora de escrever, seja em um texto ou um
recado para o mural da sua empresa. Invés de escrever algo do tipo
“Nessa empresa, não será aceito, em hipótese nenhuma, a entrada de
funcionários que não utilizem seus crachás”, procure substituir por algo
similar a “Para nossa segurança, os funcionários devem entrar em nossa
empresa utilizando seus crachás”.
Pense simples – Se você
tem dúvida sobre como escrever uma palavra, procure utilizar um
sinônimo ao qual tem certeza que sua ortografia esteja correta. Procure
sempre escrever da maneira mais simples possível (sem rodeios,
enrolações ou palavras difíceis), pois as chances de errar serão
menores. Utilizar um dicionário eletrônico pode ser uma boa ideia
(claro, sem dispensar o uso de um dicionário de papel).
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